Meu marido quer fazer exame de DNA no nosso filho

Desculpem-me pelo título sensacionalista, não resisti. Apesar de ser verdade, não tem nada a ver com teste de paternidade :) Até porque, de acordo com o que a gente tem ouvido, o Daniel é uma boa mistura de nós dois. Sorte a dele, herdou o melhor do pai e da mãe e é um bebê lindo. Mas o post não é pra eu me derreter falando da aparência dele. Aliás, queremos justamente ir além da aparência; queremos conhecer o genótipo dele. É aí que o exame de DNA entra na história. E, ao contrário do que eu dei a entender, a idéia é minha também.

Pode soar complexo ou coisa de pai neurótico, mas, na verdade, é bem mais simples do que parece. Vocês conhecem o 23andMe?

Eu nunca tinha ouvido falar, até meu marido (na época namorado) me dar de presente uma assinatura do tal Personal Genome Service e um kit de coleta, que basicamente é um tubinho pra você cuspir e enviar para o laboratório. Eu sei, não é o presente mais romântico do mundo, mas, se você conhece o Gui, sabe que é a cara dele fazer isso, rs. Mas estou divagando. De volta ao ponto:

O 23andMe faz testes genéticos a partir da sua saliva e publica os resultados online (numa interface bem bonitinha, por sinal). E aí dá para explorar o seu DNA e ver o que seus cromossomos podem te dizer sobre você.

No meu caso, por exemplo, descobri porque fico vermelha quando bebo – tenho só 1 gene ALDH2 ativo (a maioria das pessoas tem dois), que é o responsável pela quebra do álcool no organismo. Por outro lado, minha constituição genética indica que tenho memória ligeiramente melhor do que a média, rá! Mas bem mais relevante do que essas curiosidades foi poder entender meu risco de desenvolver determinadas doenças, identificar se sou portadora de alguma condição genética importante e checar como meu corpo responde a certas drogas e tratamentos.

Dá também pra comparar meus dados com os da comunidade, entender um pouco mais sobre meus ancestrais e procurar parentes pelo mundo, através do cruzamento dos meus dados com o restante da base de usuários. Ainda não fui a fundo em todas essas áreas, mas uma prima distante já me achou por ali.

E pra que vou querer saber que tenho maior predisposição a desenvolver Diabetes Tipo 2 ou Alzheimer quando for mais velha? O Sergey Brin (co-fundador do Google e marido da fundadora do 23andMe) explica isso melhor do que eu. Nesta entrevista pra Wired em 2010, ele conta que, através do serviço, descobriu ter 50% de chance de ter Parkinson (em média, os americanos tem só 1%).

“Eu sei, cedo na minha vida, que tenho uma grande tendência a ter essa condição. Agora, tenho a oportunidade de ajustar minha vida para reduzir as minhas chances (ex.: exercícios físicos podem ter um efeito protetor contra Parkinson). E também tenho a oportunidade de realizar e apoiar pesquisas sobre esta doença, muito antes de ser afetado por ela. E, independentemente da minha própria saúde, isso pode ajudar a minha família e a de outras pessoas também. Então eu tenho sorte em estar nesta posição. Até que a fonte da juventude seja descoberta, todos nós provavelmente vamos ter alguma doença quando ficarmos mais velhos, só que não sabemos o que teremos exatamente. Eu tenho uma ideia melhor do que podem ser os meus problemas de saúde e tenho décadas para me preparar pra enfrentá-los”.

Concordo com o ponto de vista dele. Vejo o 23andMe como um bom exemplo de como inovação e tecnologia podem ser revolucionários. Neste caso, tornando algo tão complexo quanto Genética em um serviço ao alcance de todo mundo.

Quanto ao nosso baby… os testes ainda não são eficazes nesta idade, então teremos que esperar alguns anos pra ver o que mais ele herdou de nós, além dos olhos puxados da mãe e do jeito de franzir a testa do pai.

Talvez você continue achando tudo isso coisa de pai neurótico… mas, bom, o Dani tem 2 pais data-geeks… o que você esperava? ;)

Advertisements

22 Responses to “Meu marido quer fazer exame de DNA no nosso filho”


  1. 1 viniciusnm April 3, 2012 at 12:34 PM

    Gente, que legal isso, Clau!
    Fiquei com vontade de fazer tb!

  2. 3 Gisele April 3, 2012 at 2:58 PM

    Clau,
    tava aqui pensando que, tirando a parte fun (talvez só os geeks percebam,hehehe) tem também o lado funcional do serviço – mas não funcional pra uma ou um grupo de pessoas. Fico pensando na quantidade de dados que podem ser reunidos e as informações que podem ser extraídas pra ajudar na prevenção, tratamento e quem sabe cura de algumas doenças.

    amei!
    E já mandei e-mail pedindo pra enviarem o kit pro Brasil!
    bjs

    • 4 Claudia Obata April 3, 2012 at 7:31 PM

      Exatamente, Gi! Eles fazem várias análises com esses dados todos, também acho muito bacana. Os usuários são convidados a participar de várias surveys no site e eles usam os resultados consolidados justamente pra identificar padrões, levantar/testar hipóteses… Então é bem isso que você falou, fazer parte de um serviço desses tem um valor coletivo talvez maior do que o valor individual.

      Tomara que enviem o kit para o Brasil!
      Beijo

  3. 5 Eleonora Diniz April 3, 2012 at 10:14 PM

    Adorei isso, e a idéia de poder preparar o corpo para não evoluir doenças é fantástico. Será que o serviço tem no Brasil? By the way, seu bebê é lindo demais! Bj, Léo (amiga da sua irmã).

    • 6 Claudia Obata April 4, 2012 at 10:22 AM

      Oi Léo! Que legal te ver por aqui.
      Pois é… todo mundo sabe que deve se alimentar bem, praticar exercícios, não fumar, reduzir o stress, etc, etc, mas acho que saber que temos predisposição a desenvolver essa ou aquela doença acaba servindo como uma motivação extra, né?

      Chequei de novo a lista de países e o Brasil ainda não está lá :(
      Mas, se você estiver planejando uma viagem pros EUA, dá pra pedir o kit de coleta no site e pedir pra entregar no hotel ou onde vc for ficar… Aí despacha o tubinho para o laboratório daqui e pronto. Depois você checa todos os seus resultados online, de onde estiver.

      E o Dani está muito fofo mesmo, mas eu sou suspeita pra achar qualquer coisa :)
      Beijo!

  4. 7 Nina dariva April 4, 2012 at 10:42 AM

    Clau, que legal esse teste…..vou pra Orlando agora final de abril, será que da para fazer. Teste lá??. Bjos

  5. 8 Claudia Obata April 4, 2012 at 11:09 AM

    Legal, né Nina? Dá pra fazer em Orlando sim! Entra nesse link http://www.23andme.com/store/cart/ para comprar o kit ($99) + assinatura anual ($9 por mês) e pede pra entregar onde você for ficar em Orlando (ou manda aqui pra casa, se for passar por Miami). Aí desde que vc mande sua saliva pra eles enquanto estiver por aqui ainda, tá tudo certo! Depois você confere seus resultados online, de qq lugar ;) Beijo!

  6. 9 Ana Paula Diniz April 4, 2012 at 12:04 PM

    Clau, não precisava fazer teste nenhum para saber porque vc fica vermelha durante a bebedeira. O Massakato (ou a Ângela?) já tinha explicado, lembra? Rs..
    Brincadeiras à parte, muito legal seu post. Bjs e saudades…

    • 10 Claudia Obata April 4, 2012 at 12:20 PM

      Aninha, se você fizer o teste, certeza que vai dar que a sua memória é muito acima da média! Eu não lembro mais das aulas do Massakato ou da Angela não, rs! Beijo. Saudades tb.

  7. 11 Luciana Bordallo Misura April 6, 2012 at 11:45 PM

    A gente tem o kit mas eu ainda não fiz! A minha sogra (que é uma science geek também) que deu pra gente fazer na Julia e em mim! :-) Legal que você fez, tenho que catar o meu kit aqui pra fazer também.

  8. 14 Cintia May 8, 2012 at 11:23 PM

    ola..eu fiz esse exame esse ano. O interessante é que minha endocrino sempre suspeitou que eu fosse intolerante a lactose, mas muitos medicos discordaram…fiz o exame e…olha lá a tal intolerancia. Alem disso, acertaram em cheio que tenho diabetes tipo2. Achei legal o exame, talvez se eu tivesse visto isso antes, nao teria sofrido tanto com acucar e leite…

    • 15 Claudia Obata May 10, 2012 at 10:21 AM

      Oi Cintia. Pois é, a gente fica meio cética no início, né? Será que um teste assim tão simples funciona mesmo e tal. Mas os resultados do meu exame também foram super “na mosca” e é por isso que queremos fazer com nosso filho assim que der.

  9. 16 Ale Bessa June 6, 2012 at 8:01 AM

    Oi Clau! Tudo bem?

    Assustei com o título de seu post. Pensei, “será que ela anda assistindo programas popularescos demais?” Rs. Aliás, fui conhecer seu blog através da Obatinha :-)

    A primeira vez que li a respeito da 23andMe deu um pouco de “Gattaca fellings”. Lembra daquele filme com o Jude Law, que fala de segmentação por suas qualidades genéticas, deixando oportunidades apenas para os mais aptos? Acho que é um sinal de que estou começando a ficar velho e ter pensamentos ludistas.Quebrei minha resistência quando um dos meus alunos propôs fazer uma monografia sobre o tema. Os benefícios são maiores do que qualquer medinho causado pela engenharia genética.

    Mas eu não consigo deixar de relacionar a sua descrição de probabilidades de mais memória ou de desenvolvimento de certas doenças àqueles antiquados mapas astrais. Sim, eu lembrei deles na hora! Sou cético de carteirinha para astrologia e métodos divinatórios, são self-fulfilling prophecies. E um teste científico baseado em fatos reais possui outro fundamento, é verdade! Mas aí entra um pouco de psicologia, por exemplo, será que o princípio de saber que você tem a possibilidade de ter mais memória que a média não te faz sentir mais confiante de que pode guardar mais coisas que as outras pessoas?

    Resumo de toda essa minha divagação… eu acho que vou fazer também. :-)

    Bjs,

    Ale Bessa

  10. 17 Dorthy March 27, 2013 at 10:54 AM

    i give up smoking thanks to an individual !
    !

  11. 18 Rosana September 23, 2013 at 10:00 AM

    Claudia
    Boa tarde.
    Você acredita que tenha possibilidade de pedirmos para alguém comprar o Kit e nos enviar no Brasil e na sequencia devolvemos pelo Fedex ao laboratório ? Tem um prazo para o material retornar ao laboratório após a coleta ?

    • 19 Claudia Obata November 17, 2013 at 1:29 PM

      Oi Rosana, desculpe-me pela demora em te responder. Eu acho um pouco arriscado fazer assim, porque, comprando desse jeito, você não vai ter a documentação de exportação da 23andMe (que eles só mandam para os países dessa lista: https://customercare.23andme.com/entries/21262316). E sem isso, tem sempre a chance da Fedex te cobrar um absurdo porque não sabe exatamente como transportar esse tipo de material (saliva humana).

      O que eu fiz com o meu cunhado foi: eu levei o kit pra ele e trouxe o tubinho de volta comigo, e postei pra ele aqui. Se você conhecer alguém que more nos Estados Unidos e que vá para o Brasil em breve, pode tentar combinar isso. Não tem um tempo pré-estabelecido pra mandar o material. Eles só dizem “at your earliest convenience”.

  12. 20 home's June 2, 2014 at 2:49 AM

    Howdy! This post couldn’t be written any better!
    Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I’ll forward this
    information to him. Fairly certain he’ll have a very
    good read. Many thanks for sharing!

  13. 21 thiet bi dien cong nghiep June 4, 2016 at 7:51 AM

    Hey, I think your website might be having browser compatibility
    issues. When I look at your website in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it
    has some overlapping. I just wanted to give you a
    quick heads up! Other then that, superb blog!


  1. 1 professional damp proofing specialists blakeney Trackback on July 31, 2018 at 3:37 PM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s